top of page

C0NVIDADOS

 

 

 

 

 

 

Licenciado em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa.

Realizador de cinema (“Manhã Submersa” e “O Vestido Cor de Fogo”), e de televisão (séries “Histórias de Mulheres” (ficção), “Prefácio a Vergílio Ferreira”, “Humberto Delgado: Obviamente, Demito-o!”, (documentário), etc.

Crítico e ensaísta de cinema com dezenas de obras publicadas “Cinema e Censura em Portugal”; “Vergílio Ferreira”, “O Ensino, o Cinema e o Audiovisual”, “E Depois de Abril,

‘Tá-Se Bem?”, “Citizen Kane” (guião), colecção “Cine Clube”.

Director de diversas publicações de cinema e vídeo (“Enquadramento”; “Isto é Espectáculo”; “Isto é Cinema” e “Vídeo Som”). Tem exercido regularmente a crítica cinematográfica em várias publicações, destaca-se a colaboração no Diário de Lisboa (1967-1975), e Diário de Notícias

(1976-1978).

Autor de vários programas de cinema na rádio. 

Director de programação das salas de cinemas de arte e ensaio Estúdio Apolo 7O (entre 1969 e 1985); Caleidoscópio (l973-l975) e Foco, no Porto (l972-l974).

Director de diversos Festivais de Cinema (Festival Internacional de Lisboa, 1966; Video Viana, desde 1995; Cine Eco, Seia, 1995-2010; Famafest, Famalicão, 1999-2010), Festival

“O Castelo em Imagens” (Portel – 2003-2011), etc.).

Membro de Júri de diversos Festivais de Cinema, em Portugal e no Estrangeiro (Cine de Humor de La Coruña; Fantasporto; Budapeste (Prémio da Crítica Internacional); Cinanima, Aveiro; FICA (Goias, Brasil), Turim (Cinemambiente, 2007), etc.).

Professor de cinema e audiovisual (IADE, ISCEM, Universidade Nova, etc) e também de duas cadeiras no Instituto Politécnico do Porto.

Foi durante seis anos conselheiro da TVI para a área do cinema e autor e apresentador do programa "Lauro António Apresenta...".

Presentemente é também autor de vários blogues, entre os quais “Lauro António Apresenta” (http://lauroantonioapresenta.blogspot.com/).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nasceu em Lisboa, a 19 de Agosto de 1950, onde estudou e se formou em Engenharia Electrotécnica, tendo-se posteriormente especializado em Televisão na empresa britânica BBC (Pós-Graduação) e também na Universidade de Bristol, em Televisão Digital.

Iniciou a actividade profissional na RTP  em 1963, sendo actualmente o CEO da empresa Colorize Lda - www.colorizemedialearning.com

Dedicou grande parte da sua vida profissional ao ensino dos média em especial no campo da Televisão e Cinema, tendo feito parte do corpo dirigente do Centro de Formação da RTP, durante 20 anos, nove dos quais como seu Director.

Na qualidade de Subdirector Técnico da RTP esteve envolvido em projectos de grande envergadura, destacando-se a implementação do Teletexto, a Tele-Expo, a RTP-Regiões, a RTP-África e a RTP-Internacional.

Extra-RTP, manteve um percurso profissional na área do ensino, destacando-se a Escola Superior de Jornalismo do Porto, o Conservatório de Cinema (1989-1995) e a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) na qual foi Professor Coordenador Adjunto de 1988 a 2003.

No âmbito da actividade da Colorize Lda., através da área de negócios Colorize Media Learning, tem desenvolvido acções de formação em Cinema e Televisão Digital, assim como no 3D e 4K, promovendo Cursos, Conferências e Workshops tanto no País como no estrangeiro.

Autor de várias obras no âmbito técnico/televisivo das quais se destacam “Dicionário Televisivo” (RTP-1963), “Segredos da TV” (Editora TV Guia-1994) e “A Invasão do 3D no Cinema e Televisão” (Editora Caleidoscópio-2010), tendo sido Director da Revista Produção Profissional (até Outubro de 2013).

Membro do Júri do Festival Finisterra (2011, 2013 e 2014) e tendo sido Presidente do mesmo em 2012.

No prelo a edição de um Dicionário Multimédia, com mais de 11.000 entradas, e de um novo livro “Televisão Com Sabor a Cinema” (Novembro/Dezembro 2014).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tony Costa é diretor de fotografia e formador. Possuí grau de Mestre em estudos cinematográficos atribuído em 2014 pela Universidade Lusófona.

Tony Costa conta com uma larga experiência na indústria cinematográfica tendo-se iniciado no Canadá em 1987como assistente de câmara.

Participou em filmes, documentários e publicidade

 

Como assistente de imagem até chegar a operador e por fim a diretor de fotografia.

A sua primeira longa-metragem com DF ocorreu em 2001 «Sans Elle» de Anna de Palma. Mas antes já tinha trabalhado em dois documentários com Ken MacMullen. No ano seguinte fotografou «Um Homem Não é um Gato» de Marie Brand telefilme da SIC.

Entre muitas curtas-metragens, spot publicitários e documentários, Tony tem feito a sua carreira essencialmente como operador de câmara e Diretor de Fotografia.

Em paralelo a sua atividade académica tem-se desenvolvido sendo professor na Universidade Lusófona e no Instituto Restart. O seu percurso académico conta com algumas publicações/comunicações (papers) e encontra-se a frequentar o doutoramento em ciências da comunicação.

Publicou um livro em 2005 pela ESTC denominado «Métodos e Procedimentos do Assistente de Imagem» baseado muito na sua experiência como assistente de imagem. Para além de ter publicado 3 números da revista «Imagem Cinematográfica» que hoje já não existe.

Para além da sua intensa atividade profissional foi fundador da Associação de Imagem e da Academia Portuguesa de Cinema. É editor do website do IMAGO do qual foi vice-presidente entre 2004/08. IMAGO (The European Federation of Cinematographers)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faz 20 anos de carreira este ano. 

Hugo Gomes começou desde tenra idade a trabalhar no meio audiovisual. 

Colaborou com diversas empresas de produção de vídeo em Portugal, em áreas como:

publicidade, televisão, institucionais e  videoclips.

(Duvideo, RTP, SIC, TVI, Valentim de Carvalho, Sky Light Entertainment, Endemol, Gest Music,TVE, BBC News, ZDF…)

A sua carreira como editor começou no Canal de Notícias de Lisboa - CNL entre 1998 e 2000, nesse mesmo ano, muda para Duvideo onde trabalha como editor sénior e composição digital (2000 - 2003)

Na qualidade de freelancer e coordenador de Pós-Produção esteve envolvido em projectos dos quais se destacam: "Operação Triunfo 2" e "Tardes da Júlia".

Em 2002, é convidado pela Decimagem para ser Demo Artist Trainner onde permanece até 2008, data essa, que coincide com a abertura da sua própria empresa de Produção de Filmes - Motion Stripes. É aqui que Hugo Gomes inicia a sua carreira de realizador e direcção de fotografia. 

No âmbito da actividade da Motion Stripes desenvolveu projectos Internacionais, realizou vários videoclips e documentários, abraçou a possibilidade de fazer televisão 

com qualidade de cinematográfica. 

O início de 2014 fica marcado como Gestor de Projecto e Director da Symphony of Dreams produtora de programas de alguns programas dos Canais Temáticos da TVI

(+ TVI e TVI Ficção) . 

Em paralelo com o trabalho realizado até aqui, Hugo Gomes colabora como freelancer com agências e canais de televisão internacionais  e é consultor de media e comunicação de várias associações culturais. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O seu percurso artístico começou aos 6 anos de idade no Teatro. Ser actriz é a sua vocação descoberta, escolhida e a única possível porque decidiu que queria poder viver o maior número de vidas possíveis. Aos 16 anos a 

experiência da TV que denunciou o seu fascínio pelas câmeras e pelo trabalho do actor, tão diferente do que conhecera até então. 

Apesar da ligação às artes opta em 2001 por estudar Direito na FDUC, acreditava que poderia fazer a diferença na Justiça. Finda a crença e depois de ter estudado nos EUA (Interpretação) decide candidatar-se como aluna 

extraordinária, ao curso de actores na ESTC. Nesta fase já trabalhava como actriz. 

Em 2009 aconteceu-lhe o Cinema. Acumula participações em Lines of Wellington, Marcas Soltas, 8 mais 1 ou ainda Um dia, projecto onde também participa como argumentita, entre outros. Partilhou estudos e trabalho com 

Margie Harber, Michael Margotta, Nancy Bishop, Gonçalo Galvão Telles, Artur Ribeiro, Guilherme Filipe, Robert Lee Goodman, Carlos J.Pessoa, Tom Stern, Valeria Sarmiento, Maurício Ribeiro, entre outros. 

Em 2011, volta à ESTC para o Mestrado, em Artes Performativas/Interpretação. Actualmente é argumentista/escritora contratada da Loftworks de Barcelona, dá os primeiros passos na assistência de realização 

em projectos da produtora para a qual escreve e está a gravar a série 

“Quimbo Cuia”da produtora Elavoko Entertainment. 

Lauro António 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       

 

      

       CARLOS ALBERTO

         HENRIQUES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           Tony Costa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        HUGO GOMES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

     Liliana Leite 

 

 

 

 

 

bottom of page